CIDADE LUZ: PARIS

Tudo o que contam sobre Paris é verdade. Poucos lugares do planeta marcam um antes e um depois tão claro na vida de quem a visita. Habitada por 2,3 milhões de pessoas – sem contar a zona metropolitana –, a capital da França não foi presenteada com uma geografia que a diferenciasse especialmente por sua beleza natural, como o Rio de Janeiro ou Veneza, por exemplo. 

Mas seu conjunto arquitetônico deslumbrante, o charme de suas ruas e avenidas e seus imponentes monumentos lembram o turista a todo momento que ele está diante de parte do melhor que o ser humano foi capaz de construir – e preservar. 



Restringindo-se ou não ao clássico circuito Louvre-Torre Eiffel-Arco do Triunfo-Champs Elysées, a pé, de metrô ou de bicicleta, o que não falta é local bonito para conhecer, tanto para notívagos quanto para quem acorda cedo.

Se você pretende visitar Paris, abaixo estão algumas atrações que você pode e deve visitar durante a sua viagem.

Torre Eiffel - Você não estará em Paris, se você não visitar esta torre icônica de Paris. É um símbolo de Paris e da França também. A Torre Eiffel está localizada no Champ de Mars Park. É o monumento mais visitado em Paris. Esta é a torre que mais recebe visitantes pagantes no munto, aproximadamente 250 milhões de visitantes.

Os visitantes podm subir até o terceiro andar da Torre Eiffel. O primeiro e segundo andar, você pode usar o elevador ou escadas, enquanto que para o terceiro, você pode usar apenas elevador. Aprecie o belo panorama de Paris la de cima da Torre. Se você quiser desfrutar de uma experiência diferente, então você poderá  visitá-la à noite e desfrutar da Cidade Luz.


Arcos do Triunfo - É um monumento famoso em Paris e é o maior portão na história do mundo. A localização é exatamente no centro da Place Charles de Gaulle. O tamanho Arc de Triomphe é de 45 x 22 x 50 metros e decorado por algumas estátuas e relevos que contam a história da guerra do Napoleão. 


Você também pode andar na parte superior do arco. Exatamente sob o arco do portão que você pode ver o túmulo do soldado desconhecido a partir da Primeira Guerra Mundial. Acima do túmulo há uma inscrição que diz: ICI REPOSE ONU SOLDAT FRANÇAIS MORT pour la PATRIE 1914-1918 ("Aqui jaz um soldado francês que morreu pela pátria 1914-1918 ").

Museu do Louvre -  era anteriormente o Palácio do Louvre, o qual era a sede do governo monárquico francês desde a época dos Capetos medievais até o reinado de Luís XIV. A transformação do complexo de edifícios em museu iniciou em 1692, quando Luís XIV ordenou a criação de uma galeria de esculturas antigas na Sala das Cariátides. No mesmo ano, o palácio, então desabitado, tendo a corte se transferido para Versalhes, recebeu a Academia Francesa, e logo a Academia de Belas Artes e a Academia Real de Pintura e Escultura também ali se instalaram. 

Hoje tornou-se o maior museu do mundo, onde mais de 8 milhões de pessoas já visitaram o museu. Possui mais de 380.000 objetos em exposição, bem como a exibição de mais de 35.000 obras de arte, sendo uma deles a famosa pintura de Leonardo da Vinci, Mona Lisa.


Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rival dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico).

O Palácio do Louvre é uma estrutura quase retangular, composto pela praça do Cour Carrée e duas alas que envolvem o Cour Napoléon a norte e ao sul. No coração do complexo, está a Pirâmide do Louvre, acima do centro dos visitantes. 

O museu é dividido em três alas: a Ala Sully a leste, que contém a Cour Carrée e as partes mais antigas do Louvre, a Ala Richelieu ao norte, e da Ala Denon, que faz fronteira com o Rio Sena para o sul.

Em 1983, o presidente francês François Mitterrand propôs um plano o Grand Louvre a fim de renovar o prédio e transferir o Ministério da Fazenda, permitindo que exibisse todo o edifício. 

O Arquiteto I. M. Pei foi premiado com o projeto e propôs uma pirâmide de vidro para o pátio central.  A pirâmide e seu átrio subterrâneo, foi inaugurado em 15 de outubro de 1988.  A segunda fase do plano do Grand Louvre, La Pyramide Inversée (A Pirâmide invertida), foi concluída em 1993. A partir de 2002, o atendimento dobrou desde a sua conclusão.

Catedral de Notre Dame - é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), situa-se na praça Parvis, na pequena ilha Île de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena.

A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.

A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um "clima" de misticismo em seu interior.

Palácio de Versalles - é um castelo real localizado na cidade de Versalhes, uma aldeia rural à época de sua construção, mas actualmente um subúrbio de Paris. Desde 1682, quando Luís XIV se mudou de Paris, até a família Real ser forçada a voltar à capital em 1789, a Corte de Versalhes foi o centro do poder do Antigo Regime na França. 
Considerado um dos maiores do mundo, o Palácio de Versalhes possui 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque. É um dos pontos turísticos mais visitados de França, recebe em média oito milhões de turistas por ano e fica a três quarteirões da estação ferroviária. Construído pelo rei Luís XIV, o "Rei Sol", a partir de 1664, foi por mais de um século modelo de residência real na Europa, e por muitas vezes foi copiado.


Mouling Rouge - significa Moinho Vermelho, é um cabaré tradicional, construído no ano de 1889 por Josep Oller, que já era proprietário anteriormente do Paris Olympia. Situado na zona de Pigalle no Boulevard de Clichy, ao pé de Montmartre, em Paris, França. É famoso pela inclusão no terraço do seu edifício de um grande moinho vermelho. 

O Moulin Rouge é um símbolo emblemático da noite parisiense, e tem uma rica história ligada à boémia da cidade.  Há mais de cem anos que o Moulin Rouge é lugar de visita obrigatória para muitos turistas. O Moulin Rouge continua a oferecer na actualidade uma grande variedade de espectáculos para todos aqueles que querem evocar o ambiente boémio da Belle Époque e que ainda está presente no interior da sala de espectáculos. 

Não obstante, o estilo e o nome do Moulin Rouge de Paris foram imitados por muitos clubes de variedades e salas de espectáculos em todo o mundo. A sala, as bailarinas e os seus frequentadores constituem um dos temas preferidos na obra do pintor Henri de Toulouse-Lautrec. Sua grande estrela no início do século foi a inesquecível Mistinguett.

Nenhum comentário:

Postar um comentário